Planejamento Tributário

Qual é a função do advogado na Indústria 4.0? Veja a importância!

Qual é a função do advogado na Indústria 4.0?

A Indústria 4.0 é considerada a Quarta Revolução Industrial e por isso, o advogado 4.0 também é muito falado e cogitado nesta vertente, até porque todos os profissionais devem se reinventar quando há uma nova era de transformações. O primeiro passo para compreender a função do advogado na Indústria 4.0 é livrar-se dos tabus e do susto, pois já não é […]

A Indústria 4.0 é considerada a Quarta Revolução Industrial e por isso, o advogado 4.0 também é muito falado e cogitado nesta vertente, até porque todos os profissionais devem se reinventar quando há uma nova era de transformações.

O primeiro passo para compreender a função do advogado na Indústria 4.0 é livrar-se dos tabus e do susto, pois já não é nenhuma novidade esse termo e a abordagem a ser conversada nesse artigo.

No entanto, para esclarecer todas as suas dúvidas e te mostrar que o advogado na Indústria 4.0 já é uma realidade e não mais uma tendência, nesse artigo iremos conversar sobre os seguintes tópicos:

  • O que é um advogado na Indústria 4.0?
  • Por que é necessário ter um advogado na Indústria 4.0?
  • Como posso me preparar para advogar na Indústria?

O que é um advogado na Indústria 4.0?

Um advogado na Indústria 4.0 é o responsável por atuar por meio da transformação digital e tecnológica da empresa, pois o mercado jurídico está, mesmo que aos poucos, se modernizando em relação a automatização de processos.

Não diria para você que essa função é para o mercado do amanhã, mas sim para o campo de trabalho do agora. Por conta do leque de alternativas que a tecnologia proporciona para a sociedade, o advogado na Indústria 4.0 deve orientar casos e clientes de forma estratégica.

Se você se perguntou como é possível fazer isso, trago a resposta até você! É simples, basta pensar em estratégias de marketing, gestão, ferramentas de entregas e resultados, ou seja, saber usar de tecnologia para solucionar os casos, não se apegar somente nos livros gigantescos, mas sim, planejar estratégias.

Sabemos que crimes virtuais estão cada vez mais em alta, então, contestar de forma virtual ou solucionar problemas por meio das lawtechs é uma função para o advogado na Indústria 4.0 ou até mesmo nos tribunais e escritórios de advocacia.

Caso ainda não tenha ficado claro quais são as funções de um advogado na Indústria 4.0, fique atento na leitura, pois iremos exemplificar no próximo tópico. Vamos lá?

Por que é necessário ter um advogado na Indústria 4.0?

Um advogado na Indústria 4.0 é essencial para automação de processos e documentações, antes de qualquer coisa. Isso significa que sim, é necessário esse profissional ter conhecimento de planilhas e tecnologias.

Mas por que é necessário ter um advogado na Indústria 4.0? É sobre isso que iremos conversar e exemplificar agora!

Automatização nos documentos

A automação de documentos já está se tornando presente em todos os lugares, não será diferente na Indústria 4.0 e até mesmo nos tribunais. No Brasil, empresas já utilizam de plataformas para organizar memoriais, petições, recibos, contratos e outros documentos jurídicos.

O papel está ficando fora de moda, por isso, até o Vade Mecum deve estar disponível apenas de forma digital daqui um tempo. Então essa passagem de documentos físicos para digitais, é uma função do advogado na Indústria 4.0.

Análises de casos

O famoso analytics está presente em todas as funções. Isso significa que a análise de dados é uma realidade também do advogado na Indústria 4.0, sendo este, responsável por analisar percentuais de decisões e argumentações para possíveis questionamentos, por exemplo.

Neste caso, também já existem aplicativos que são responsáveis por oferecer jurisprudência em um banco de dados, facilitando o processo de ações de uma empresa ou até mesmo escritório onde o advogado atua.

Automatização de acórdãos

Mais uma vez vem ela: a automatização. Dessa vez, estamos falando sobre a automatização de acórdãos. Portanto, essa possibilidade ainda está em análise para aplicá-la em tribunais.

Porém, desde já é válido pensar que esse processo será extremamente positivo para acelerar as diversas etapas e processos de uma audiência, por exemplo. O que ocasionalmente, também poupará tempo dos envolvidos.

Existem outros campos de atuação?

A resposta é sim! Como por exemplo, o registro de blockchain, segurança de dados e informações de colaboradores e clientes, resolução de conflitos online e fiscalização de robôs hackers.

Estar à frente das leis judiciárias em relação ao mundo virtual é uma vantagem para o advogado que atua na Indústria 4.0, pois este, a partir de então, deverá estar a par de crimes virtuais, que se tornam cada dia mais frequentes.

Agora que você já sabe qual é a função do advogado na Indústria 4.0 e exemplos do campo de atuação deste, vamos conversar sobre como é o preparo desse profissional. Veja abaixo!

Como posso me preparar para advogar na Indústria 4.0?

Em primeiro lugar, não pense que os advogados serão substituídos por robôs, venhamos e convenhamos que não é sobre isso que iremos conversar. Para advogar na Indústria 4.0 é preciso de constância, treinamento e capacitação de boa qualidade.

Por isso, te daremos dicas de quais cursos fazer para se encaixar dentro da Indústria 4.0 e ser um advogado procurado pelas maiores e melhores empresas. Deixa o Vade Mecum um pouquinho de lado, e foca nas nossas dicas!

Excel e Power BI

O Excel é uma ferramenta essencial para o advogado da Indústria 4.0. Essa necessidade se dá pelo fato da autonomia e conhecimento para mexer em planilhas com a finalidade da automatização de processos, como já conversamos anteriormente.

Em relação ao Power BI, trata-se de uma ferramenta utilizada para analisar dados e compartilhar ideias. Então, você consegue ter acesso a tudo isso em apenas uma tela.

Blockchain

Você provavelmente irá ouvir falar muito sobre as criptomoedas na Indústria 4.0. Por isso, saber mais sobre o blockchain fará de você um profissional diferenciado no mercado.

Então, saber os princípios, conceitos e aplicações é essencial para dar conta de possíveis problemas futuros que abordem essa temática.

Propriedade Intelectual e Direito de Marca

Já pensou em montar seu próprio negócio e ter sua ideia copiada por um concorrente? Ou ainda, ser advogado na Indústria 4.0 e ter seus protocolos “roubados”? É por isso que o curso de Propriedade Intelectual e Direito de Marca também é um diferencial para esse profissional.

Neste, é possível compreender conceitos sobre a temática e os direitos da patente para proteger a sua ou a marca da empresa.

Existem ainda diversas outras opções para tornar-se um advogado de excelência na Indústria 4.0, todos esses cursos são encontrados na Voitto, a maior escola de negócios online do país.

Fonte: https://blog.advise.com.br

Tags :

Planejamento Tributário

Compartilhe:

Um moderno escritório sediado na cidade do Rio de Janeiro, que atua na área contenciosa judicial e administrativa, na esfera do direito tributário.

Categorias

Inscreva-se